Boeing B-29A – Academy 1/72

Sempre tive muita vontade de montar uma B-29, mas protelei muito por falta de espaço para acomodar bem o modelo pronto. Após a instalação de um móvel adequado enfim tive coragem de montá-lo. Escolhi a Enola Gay por sua importância histórica, tanto que fiz uma simples vinheta retratando a famosa cena em Tinian (Mariana Island), nos preparativos para a primeira bomba atômica.

O kit tem as características tradicionais da Academy, apresentando proporções corretas, baixo relevo, mas pecando ainda em alguns detalhes, com um trabalho especial para o ajuste, emassamento e recuperação do baixo relevo dos flapes. A montagem foi praticamente tipo out-of-the-box, com poucas modificações e inclusões. A pintura padrão para simular alumínio natural foi feita com Primer Tamiya, base branca PU e Chromenox, com aplicações de alumínio poliéster para dar diferença de brilho em alguns painéis.

A maior dificuldade de informações foi quanto aos painéis sobre a asa. Há muitas discussões e controvérsias na internet sobre esse questão, pois aparentemente havia aeronaves com pintura e sem pintura, e também com chapas com coloração diferente das demais. Enfim, resolvi utilizar o sistema adotado pela Enola Gay que está exposta no museu Steven F. Udvar-Hazy Center (Smithsonian National Air and Space Museum), com base em fotos que eu mesmo fiz durante minha visita em 2005. Ou seja, pintei os citados painéis na cor cinza, com ajuste da tonalidade também baseada nas fotos, e não nos FS citados em alguns fóruns, e também com ajuda de amigos.

As demais inclusões na vinheta foram baseadas em fotos diversas disponíveis na internet, como o reboque da bomba em scratch, o trator que foi uma adaptação que fiz em um modelo da Hasegawa, um caminhão tanque também da Hasegawa, e o Jeep da Airfix.

Esse modelo foi concluído em outubro de 2018. Enfim, talvez não seja um modelo digno de apresentação em eventos nem muito menos de premiação, mas me trouxe muito prazer e diversão sua montagem, e agora estando pronto é um dos modelos que mais gosto em minha coleção. Aliás, para mim, a diversão pura é o principal motivo da prática desse maravilhoso hobby, que o pratico há mais de 40 anos.

Principais fontes de pesquisas:

B-29 Superfortress In Action – Squadron Book.

https://airandspace.si.edu/udvar-hazy-center

https://gallery.ipmsusa3.org/index.php?/category/b-29-enola-gay

https://warbirds.fandom.com/wiki/B-29_(Enola_Gay)_44-86292

https://www.alamy.com/stock-photo/enola-gay.html

http://thegreatcanadianmodelbuilderswebpage.blogspot.com/2016/02/boeing-b-29-45-mo-enola-gay.html

https://www.meshfactory.com/aircraft/aircraft-military/b-29-superfortress-enola-gay

http://sheperdpaine.atspace.com/b29.htm

Post no Imodeler:

https://imodeler.com/2019/04/building-the-superfortress-boeing-usaaf-b-29a/


Roberto Lúcio

Estou com 60 anos (em 2018) e pratico o hobby desde criança devido influência do meu irmão mais velho. Tenho ainda boa parte dos meus modelos montados a partir de 1976 ou 1977, que os guardo com muito carinho. Hoje meu foco é mais aviação FAB e 2ª Guerra Mundial, ambos na 1/72, sendo que esporadicamente monto uns caças na 1/32.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *