PBM-5A Mariner – Minicraft 1/72

Eu sempre gostei muito de aeronaves da Marinha dos EUA devido ao seus estilos, variedade, poder operacional e esquema de cores, além de seus importantes fatos históricos e sua grande contribuição para a Marinha. Quem não se lembra do icônico Vôo 19, como exemplo?

Recebi este kit dos EUA, como presente de minha filha há alguns anos, e decidi montá-lo para participar de um GB no meu clube, cujo tema foi o Brasil na Segunda Guerra Mundial. Depois de iniciar a pesquisa, fiquei surpreso ao saber que esta versão (A) realmente não operou no Brasil durante o conflito, e apenas a versão anterior do tipo bote voador o fez. Então eu decidi montar o kit no esquema mostrado na caixa.

A Minicraft havia anunciado a produção de Mariner há muitos anos, e foi realmente uma longa espera para alguns modelistas ansiosos! O kit é realmente muito bem feito, com bom ajuste em quase todas as peças, linhas finas e em baixo relevo, alguns detalhes bem interessantes, e com boas partes transparentes. As superfícies de controle são separadas, e tem opções dos cowl flaps, abertos ou fechados. Mas não é tão perfeito assim. O encaixe da asa na fuselagem precisou de muita massa e lixamento, e a torre do nariz realmente não pode ser colocada com a fuselagem já fechada. Eu tive que cortar uma parte da transparência e eliminar uma peça de suporte da torre, além de alguns ajustes para encaixar. Existem também outras falhas menores e de fácil solução.

Eu usei White Putty e Primer Surface cinza da Tamiya, acabamento com esmaltes Model Master e verniz poliéster automotivo. Sombreamento com tintas a óleo, betume da Judéia e Tamiya Panel Line Accent Color. Deu muito trabalho para misturar as cores para obter o resultado final, mas é possível que algum modelista aponte erros, o que considero normal. Coloquei duas figuras em uma base simples, só para dar uma visão de dimensão deste grande pássaro marinho.

Finalmente, uma montagem simples e muito prazerosa, praticamente do tipo out-the-box, com uma boa aparência e chamativo na minha estante. Pretendo montar outros modelos da US-NAVY em breve.

Principais fontes de pesquisa:
Fine Scale Modeler Magazine – by Paul Boyer – outubro de 2013
PBM In Action 1074 – Squadron In Action books
Consultas diversas na internet

Roberto Lúcio

Estou com 60 anos (em 2018) e pratico o hobby desde criança devido influência do meu irmão mais velho. Tenho ainda boa parte dos meus modelos montados a partir de 1976 ou 1977, que os guardo com muito carinho. Hoje meu foco é mais aviação FAB e 2ª Guerra Mundial, ambos na 1/72, sendo que esporadicamente monto uns caças na 1/32.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *